sábado, 23 de fevereiro de 2013

Gostava tanto de você

Sabe aquele momento que você percebe que sabe o teu caminho direitinho pelo cemitério? Parar e pensar em quantos funerais e enterros já foi. Acho que por mais que cada um de nós esperássemos, parece que um pedacinho teu ainda espera que fique tudo bem. 
Meus domingos nunca mais vão ser os mesmos, porque domingo sempre foi dia de ir visitar a vovó, comer sorvete de morango (feito em casa, o melhor sorvete que você poderia provar na sua vida!) e bolo, ou salgado, ou o que tivesse. Era dia de ouvir ela reclamando da postura. Ou elogiando alguma coisa. Aquela que quando você operou também já estava de cama, mas que não sossegava, perguntando toda hora se eu tinha comido, se tava bem, se precisava de alguma coisa. Coisa de avó. A que no ano passado me deu o único presente que eu ganhei no meu aniversário: Um pote de sorvete de morango e uma travessa de nhoque de frango que era a comida mais gostosa e que eu nunca vou comer outra vez. Não vou mais ver aquele sorriso bonito ou ouvir as reclamações dela ou os provérbios e dizeres, tinha um pra cada coisa. Não tenho mais minha madrinha que sempre dava um jeito de me dar alguma coisinha de presente não importava quanto fosse, nem que fosse só pra comprar uma calcinha e quando não tinha dinheiro, cozinhava. Porque era a melhor cozinheira que existia.
Apesar de toda a dor e tristeza, é bom saber que eu tive aquela vó, cabecinha branca, cozinha melhor que qualquer pessoa, costura melhor também. É aquela pessoa que fazia de tudo pra ajudar. É também aquela pessoa que reclamava de tudo, que se você fazia alguma coisa reclamava e se não fazia, reclamava também. Era aquela pessoa que tinha um caderninho do lado do telefone e anotava todas as pessoas que ligavam pra ela no aniversário e no dia da avó. 
Aquela mulher que você conheceu a sua vida inteira, mas ela teve que partir pra você ver como ela era uma mulher especial. Uma mulher forte. Que claro que tinha defeitos como todos temos, mas é aquele tipo de pessoa que você tem orgulho de dizer que conhece. 
Uma mulher forte, independente, que nunca dependeu de marido ou de ninguém pra se sustentar. Que fez tudo o que pôde pra manter os nove filhos saudáveis e com roupa no corpo. E depois vieram os 24 netos, que andavam quando pequenos com as melhores roupas feitas a mão que existia. Uma pessoa que trabalhou e fez de tudo pra ajudar quem pudesse. Aquela mulher que fez uma promessa que sempre ajudaria caso uma noiva estivesse em dificuldades pra fazer o vestido, claro que muitas vezes isso significava trabalhar por dias e não ganhar nenhum tostão, o que só a fez se tornar uma mulher ainda mais especial e querida.
Minha avó, minha vó Tunica foi e sempre vai ser, uma mulher incrível, maravilhosa e reclamona, e eu só tenho a admirar e tentar ao máximo seguir seus exemplos.

Você marcou na minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...


Um comentário:

  1. Eu sinto muito pela sua perda.
    Já faz um tempo que perdi minha avó paterna e mesmo depois de tanto tempo ainda sinto falta dela.
    Orando pelas nossas avós, que elas estejam em um lugar melhor cuidando de nós ♥

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem-vindo por aqui.
Obrigada pela mensagem =)